Dica de terça

por Little Things

A Manu está viajando e quem escreveu pra gente hoje foi a Gabi (irmã de uma amigona), que também é apaixonada por leitura. Dá uma olhadinha na dica dela, bem boa!!!

NASCIDO EM UM DIA AZUL – Por dentro da mente de um autista extraordinário

 “Nasci em 31 de Janeiro de 1979 – uma quarta-feira. Sei que foi uma quarta-feira porque a data é azul na minha mente e as quartas-feiras são sempre azuis, como o número nove ou o som de vozes altas discutindo.”

 Assim começa o livro “Nascido em um dia azul”, que conta a história de Daniel Tammet, portador da Síndrome de Savant e de Asperger. As síndromes conferem a ele um extraordinário poder mental, mas também o autismo. Daniel é fluente em 11 idiomas e tem uma incrível habilidade de fazer cálculos e memorizar números.

No livro, o autor conta como compreende os números como formas, cores e texturas. Foi capaz de recitar de cor mais de 22 mil dígitos do número pi diante de acadêmicos em Oxford. Apesar de sua genialidade, Daniel sofre para se integrar socialmente, e enfrenta as dificuldades típicas das síndromes para entender um sentimento alheio ou até para pequenas coisas do dia a dia, como ir de sua casa até a escola.

Podemos ver como o autor aprende a conviver com suas dificuldades, o papel da família nas suas conquistas e como o amor supera barreiras tão grandes.

 O livro é pequeno (190 paginas) e a história é fácil e leve de se ler. É fascinante ver a forma como sua mente funciona. Enquanto Daniel consegue aprender uma nova língua em uma semana, dirigir para ele é praticamente impossível, tamanho é o seu medo do inesperado.

O livro nos mostra as dificuldades de ser e de conviver com um autista, mas também mostra o quanto essas pessoas são especiais. Num mundo onde as pessoas só se preocupam em fazer as coisas com rapidez e eficiência, os autistas se preocupam em observar o mundo, a natureza e a entendê-los.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: